quinta-feira, 2 de maio de 2013

O QUE A CHAPA IOC DE TODOS TEM A CONTRIBUIR PARA O IOC?

Amigos, 

Estamos entrando na reta final da campanha para a Diretoria do IOC. 

Conheça as nossas propostas!

Queremos um Instituto de integração, de participação e de excelência.

Nossas respostas às perguntas do INFORME IOC resumem bem a nossa motivação e os nossos objetivos para o Instituto. Por isso, convidamos vocês a acompanharem o material, reproduzido abaixo.

NOS DIAS 9 e 10 de MAIO, vote IOC DE TODOS! 

A MUDANÇA PRECISA CONTINUAR!



Por que se candidatar à diretoria do IOC?
IOC de Todos: A nossa candidatura é fruto de um movimento coletivo comprometido com o projeto de modernização do IOC. Este projeto vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos pelo processo de gestão participativa, democrática e transparente, ampliando a capacidade de escuta institucional e valorizando a pluralidade que sempre caracterizou o IOC, desde seus primórdios. Christian esteve pessoalmente envolvido nesta mudança e nos seus desdobramentos, atuando como Vice-diretor de Pesquisa (2005-2009) e Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão (2009-2013). Neste momento, sua motivação é continuar a servir ao IOC e a sua comunidade.


Quais critérios foram usados para a escolha dos membros da chapa?
IOC de Todos: A chapa foi legitimada pelo movimento coletivo envolvendo mais de 100 pessoas. Joseli Lannes, Carlos Alves, Paulo D´Andrea e Fatima Rocha têm responsabilidades institucionais e conhecem bem o IOC e a sua diversidade. O grupo se caracteriza pela sua experiência e competência na Pesquisa, Ensino, Serviços de Referência, Coleções e Gestão. Todos têm grande capacidade de trabalho, dedicação e compromisso com o Instituto, e estiveram envolvidos nos processos de construção coletiva, de forma crítica e propositiva. Formamos um grupo forte, aguerrido, confiável, comprometido, corajoso e experiente. É certeza, e não dúvida.


Quais são as principais propostas da chapa?
IOC de Todos: Nossas propostas visam a excelência do IOC na Pesquisa, Ensino e Serviços, qualificando pessoas com visão humanista e compromisso social. São 95 propostas objetivas e factíveis, das quais destacamos: o fomento à pesquisa em rede, com apoio diferenciado para jovens pesquisadores; o fortalecimento das plataformas multiusuários; a internacionalização da Pós-graduação; o suporte específico para alunos; a maior eficiência da gestão, investindo na capacitação de recursos humanos; e a política de qualidade dos Serviços de Referência e Coleções, com recursos humanos e infraestrutura adequada.


Como a chapa avalia a situação atual do Instituto?
IOC de Todos: O IOC está em um bom caminho. Fez opção coletiva pela busca da excelência e valorização de sua diversidade. Nos últimos anos, houve um incremento considerável no desempenho científico, aumento de publicações em revistas de reconhecimento internacional e do fator de impacto das Memórias do IOC, e inovação na gestão da Pesquisa com a criação do PROEP. Somos a única Unidade da Fiocruz com Programas de Pós-graduação nota 6. Os Serviços de Referência estão em processo de implantação da Qualidade e de fortalecimento das Coleções. Após a descentralização, a gestão do IOC se profissionalizou para responder à complexidade das ações finalísticas.


Haverá alguma concentração de esforços em alguma área específica do Instituto? Qual e por quê?
IOC de Todos: As áreas de infraestrutura e de Tecnologia da Informação (TI) merecem particular atenção. Mesmo se, de 2005 a 2013, 58 dos 71 Laboratórios do IOC receberam novas instalações ou tiveram seus espaços remanejados, ainda são muitas as inadequações na área de infraestrutura. É fundamental concluir um novo pacto com a Presidência da Fiocruz e a Dirac para resolver essa situação. Quanto à TI, a nossa diretoria dará prioridade absoluta, já em 2013, para resolver os três principais problemas identificados: webmail, velocidade da rede e vulnerabilidade dos serviços.

Quais serão as primeiras medidas adotadas à frente do IOC?
IOC de Todos: Vamos lançar um edital interno de fomento à pesquisa em rede, usando recursos financeiros já garantidos do PROEP; apresentaremos o orçamento de capital ao Conselho Deliberativo para compra de equipamentos e material permanente; e nos reuniremos com a Presidência da Fiocruz e a diretoria da Dirac para garantir a construção dos novos prédios do IOC. Além disso, vamos reestruturar a VDSRC incluindo a política de Ambiente e Saúde; substituir o atual webmail pelo da Microsoft, em parceria com a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) da Fiocruz; e garantir o acesso de todos à rede de troca de dados de alta velocidade (COMEP, 1 Gb/s).

Ao final de quatro anos de mandato, qual a principal contribuição que se espera dar ao IOC?
IOC de Todos: É essencial introduzir e difundir a cultura da Qualidade em todos os segmentos do IOC. A gestão pela Qualidade é participativa, pressupondo a convocação de trabalhadores e alunos a participar da elaboração dos processos, estabelecendo a cooperação entre as pessoas, disseminando informações organizacionais e compartilhando desafios e conquistas. O Programa da Qualidade é uma força propulsora, capaz de impulsionar a pesquisa do IOC na direção da modernidade e do futuro. Esperamos levar o IOC rumo ao crescimento sustentável, com boa infraestrutura, pessoas com satisfação de viver o dia a dia do Instituto, com respeito, tranquilidade e reconhecimento.

Deixe sua mensagem aos eleitores.
IOC de Todos: Gostaríamos de agradecer a todos os colegas que nos apoiaram na montagem da chapa e na campanha, e aos que nos enviaram mensagens de carinho ou propostas. Aos que não nos apoiaram, queremos dizer que o Instituto será de todos e que eles serão bem-vindos a contribuir, se assim desejarem. O IOC é grande e complexo. Mais de 2.000 pessoas trabalham e/ou estudam em nossa casa. Portanto, gerir esta complexidade requer experiência, serenidade, firmeza e flexibilidade para avançar nesta trajetória de melhoria. Convidamos para que se juntem a esse movimento. No nosso mandato, o Instituto, mais do que nunca, será de todos. Vamos construir juntos o IOC do futuro!



Reforçamos nossos COMPROMISSOS DE CAMPANHA: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário