No encontro no Pav. Leônidas Deane para conversa com pesquisadores, tecnologistas, bolsistas e estudantes de Laboratórios do IOC, tivemos uma discussão produtiva.
Interessante foi o questionamento sobre o processo de credenciamento dos Laboratórios do IOC. Sobre este tema:
- Vamos realizar o VI Encontro do IOC para refletir sobre a sustentabilidade do crescimento do IOC.
- Nossa Câmara Técnica de Pesquisa e o CD são os fóruns que desenharão o próximo credenciamento e traremos a gestão da qualidade para este processo.
- Vamos incorporar elementos de acompanhamento permanente dos laboratórios credenciados.
Ótimo foi o questionamento sobre os indicadores de excelência da Pesquisa do IOC. Os indicadores mostram que em 8 anos o número de artigos publicados em revistas de alto reconhecimento internacional (com fator de impacto acima de 4 – excelência pela CAPES), aumentou 4 vezes de 2005-2012, temos 3 Programas de pós-graduação com nota acima de 6 pela avaliação CAPES e outros. Mas a busca de excelência é uma constante e a ciência que fazemos e discutimos no IOC é feita pelos pesquisadores do IOC.
- Vamos colocar os jovens doutores em terreno fértil, com possibilidade de financiamento e parcerias.
- Caminharemos rumo ao futuro melhor que o presente nos diversos segmentos de atuação do IOC. Somos um elo entre o passado e este futuro. A responsabilidade de fazer o IOC de Todos com excelência na diversidade é de todos nós. Temos propostas e experiência coletiva. Vote IOC de Todos!
Os problemas crônicos do Pav. Leônidas Deane também foram mencionados: condicionador de ar, espaço e estacionamento. Muito se avançou nestes 8 anos com o Plano de Obras do IOC (60 dos laboratórios do IOC já receberam intervenção), mas há um passivo enorme ainda.
- Estes são problemas cuja responsabilidade vai além da governança do IOC e que tiram a saúde e paz dos profissionais, afastando-os do seu foco principal.
- Vamos intensificar a articulação com a presidência e a Dirac para garantir a construção dos novos prédios já aprovado pela Fiocruz e as reformas previstas no Plano de Obras do IOC.
- A legitimidade da eleição de nossa chapa neste cenário político vai nos fortalecer neste processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário