5ª. feira, 2 de maio
Hoje, com o auditório LOTADO, a Chapa IOC DE TODOS teve o prazer de apresentar e discutir suas propostas para o Ensino do IOC.
Muito se discutiu sobre um dos compromissos centrais da Chapa: a concepção de Ciência, Saúde e Sociedade como expressão do nosso comprometimento com a saúde da população. Alunos de nossos programas de Strictu sensu buscam o apoio da futura Diretoria no sentido de valorizar o repasse de nossa produção intelectual para a sociedade.
Ao refletir sobre a formação de nossos alunos à luz do compromisso ético com a saúde pública, um aluno se perguntou “Que tipo de pós-graduando crítico vamos formar? Em que medida a formação que oferecemos reflete nosso compromisso com a sociedade brasileira?”
Neste contexto, foi lembrado que os próprios órgãos de fomento começam a reconhecer o papel da “conversa” com a sociedade. O CNPq, por exemplo, já valoriza as atividades de divulgação científica.
O Encontro também discutiu questões do cotidiano de vida dos alunos, como o transporte coletivo e a alimentação. A partir da postura de só propor o que for factível, a Chapa ressaltou o esforço que tem sido feito pela atual Diretoria junto à Diretoria de Recursos Humanos da Fiocruz no que se refere ao uso do transporte coletivo por nossos alunos. Carlos Roberto - futuro vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação - observou o grupo coordenado por Christian dará continuidade a esta iniciativa e fará toda a interlocução com a Presidência no sentido de buscar uma solução a contento.
Os alunos demonstraram sua preocupação com a qualidade da atividade de pesquisa ao criticar a qualidade sanitária dos animais de laboratório fornecidos pelo CECAL. De fato, como comentou Joseli, nossa vice-diretora de Pesquisa, DT e Inovação, “quem produz não pode fazer o laudo de qualidade”. E completa: “É preciso voltar à negociação destas práticas na instituição”. Foi nítido o quanto o segmento dos alunos conhece nossos problemas e pode contribuir com propostas, a partir de sua vivência nos laboratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário